terça-feira, 3 de agosto de 2010

A bandeira pelo parto normal

Falar de parto não é um assunto normal. As discussões costumam ser inflamadas, exageradas, e as mulheres terminam se acusando numa briga de quem é a melhor mãe.

Quando eu estava grávida, numa comunidade do orkut sobre parto normal coloquei um post com um texto meu falando do parto normal (do qual sou totalmente adepta) e da cesariana. Fui expulsa da comunidade porque ousei falar do mal.

Essa semana o blog Mulher 7x7 da Época (http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/) que adoro colocou um post contra o parto em casa. Eu fui a primeira a comentar, dizendo que faltava informação ali, pois a autora diz que quem quer ser alternativo tem que comer orgânicos, parar de depilar as pernas e ir morar no meio da floresta, mas não vale arriscar a vida dos filhos. O meu comentário ainda foi educado, mas os que vieram depois pegaram mais pesado. No caso acho até que foi merecido, mas me espanta a virulência das respostas. Também teve a manifestação pró-cesariana, chamando as demais de ignorantes e irresponsáveis.

Essa briga sem sentido deve ter a ver com os 90% de partos cesarianas feitos na rede particular brasileira. E se fosse uma questão bem resolvida para as mulheres não haveria motivos para os ataques gratuitos.

Nenhum comentário: