sexta-feira, 25 de março de 2011

Os 5 elementos

Ando às voltas com os cinco elementos da medicina chinesa: terra, metal, água, madeira e fogo. Tenho tentado identificar as pessoas e assim, quem sabe, compreendê-las um pouco melhor.

O interesse nasceu de ver a aplicação no meu caso. Sou terra e passo por tratamento do elemento madeira, porque ele é quem me desequilibra.

Ainda estou engatinhando no assunto. Quem quiser saber mais, veja aqui. E como para mim tudo pode ser explicado com música, coloco aqui um exercício de dar uma música para cada elemento, fiel às características dos grupos.

5 elementos e as estações do ano


Terra – Verão prolongado

Flor de ir embora - Fátima Guedes

Flor de sentimento
Amadurecendo aos poucos a minha partida
Quando a flor abrir inteira
Muda a minha vida
Esperei o tempo certo
E lá vou eu


Metal – Outono

João e Maria - Chico Buarque

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês


Água - Inverno

Esperando aviões - Vander Lee

Que eu queria poder te dizer sem palavras
Eu queria poder te cantar sem canções
Eu queria viver morrendo em sua teia
Seu sangue correndo em minha veia
Seu cheiro morando em meus pulmões


Madeira – Primavera

Senhas - Adriana Calcanhotto

Eu aguento até os modernos
E seus segundos cadernos
Eu aguento até os caretas
E suas verdades perfeitas

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos


Fogo – Verão

Ciranda da bailarina - Chico Buarque

Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem

Nenhum comentário: