terça-feira, 12 de maio de 2009

O lixo e você

O lixo que produzimos diz muito sobre nós. É possível saber muito de uma sociedade analisando o lixo que ela produz. No geral, de forma reducionista, quanto mais dinheiro, mais consumo e mais lixo. O lado que dói nessas estatísticas é ver o quanto uma região pobre, como o Vale do Jequitinhonha em Minas, quase não produz resíduos, simplesmente porque não sobra nada. Não tem resto de comida, embalagem de iogurte e muito menos computador velho. A educação ambiental se dá pela necessidade, pois se não se cuidar bem da natureza, nada sai dela. Por outro lado é difícil convencer uma sociedade que consome muito de que é preciso reduzir o descarte, que é vital aprender a reciclar, reutilizar, repensar o ritmo de vida pelo bem de todos.
Eu tenho vergonha do meu lixo.

2 comentários:

Pai dos trigemeos disse...

eu idem, tenho vergonha do meu lixo, tenho vergonha por consumir tanto. Tarefa ardua consertar isso, so atraves da educacao mesmo, educacao basica.
beijos

Dri Viaro disse...

Oi, to passando pra conhecer seu blog, e desejar boa semana bjss

aguardo sua visita :)