domingo, 31 de maio de 2009

Vestibulandos, os "cidadões"

Os cidadões que prestaram vestibular ontem me divertiram e entristeceram (é preciso rir para não chorar) na correção das redações, pois expuseram nessa hoportunidade vários traços de deficiência de halfabetização. O tema da redação era o muro da favela Dona Marta, no Rio de Janeiro. As questões de ortografia fizeram com que os muros virassem murros, e atrapalhassem o bem estar-social. A falta de argumentos apontava todos os problemas para o governo, que deve saber lhe dar com a situação. E a incapacidade de perceber o mundo, item que mais me entristece, fez com que os estudantes, vivendo em seus respectativos casos, afirmassem que favela é também um lugar de pessoas umildes e onestas, além de criminosos e bandidos que podem até ser considerados seres humanos que existem, e um lugar onde as mulheres são usadas e abusadas por seus padrastos, pais, tios e irmãos.
PS: Tudo que está em itálico foi copiado das provas.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

"Meleca, melequinha, esverdeada, salgadinha e cremosa..."

"Meleca, melequinha, esverdeada, salgadinha e cremosa..."
Passei a infância com uma eterna coriza. Com o tempo o nariz melecado virou parte da minha personalidade. O meu avô achava lindo me ver comendo meleca e isso fez com que eu tivesse orgulho daquela nojeira.
Pequena está com o nariz escorrendo há duas semanas. Tomara que não tome gosto pela coisa.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mulher, mãe, trabalhadora... e exausta

Uma noite longa atenta aos sons da pequena doente.
Quatro horas de ida dirigindo numa estrada em obras.
Três horas de reunião.
Três horas de volta na mesma estrada (mas dessa vez sem ficar uma hora esperando as máquinas darem passagem).
Quarenta minutos de descanso.
Uma hora e quarenta de aula.
Mais uma noite longa atenta aos sons da pequena doente.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A tenda vermelha

Estou lendo vorazmente "A tenda vermelha" e o livro está me provocando encontros deliciosos. É a história fictícia de Dinah, filha de Jacó (neta de Isaac e bisneta de Abraão), única filha mulher entre quatro esposas irmãs. Como era a única menina, ela sempre participou dos encontros, conversas e rituais das mulheres e ficou encarregada de aprender todas as tradições. Nos três dias de menstruação, sempre na lua nova, as mulheres se reuniam e se fechavam na tenda vermelha. Eram três dias de descanso do trabalho, longe dos homens e organizando a vida com a percepção e o saber feminino. 
Fico pensando o quanto as mulheres, mesmo que não se dêem conta, estão relacionadas com a natureza. Tenho como meta de vida (uma das várias) recuperar um pouco desses sentidos. Claro que não dá para voltar com rituais ("Chefe, semana que vem é lua nova e como sabe vou ficar em casa três dias sem trabalhar, reunida com as mulheres da minha família, comendo bolos, fazendo oferendas e aprendendo sobre a vida") mas sinto que é urgente recuperar o respeito às leis da natureza.
Mulheres, fêmeas, carregam em si a reprodução da vida e isso não é mero detalhe. Os nossos corpos têm cio como a terra e enchem e esvaziam como a lua, a cada quatro semanas, vivendo suas fases. Mesmo que hoje a rotina de trabalho me tome os pensamentos, o trânsito me tire do sério, os hormônios interrompam o meu fluxo e a sociedade exige o tempo do agora, meu corpo grita para ser compreendido e respeitado.
Tenho muito a aprender e muito a ensinar à pequena.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Capítulo inevitável

Um capítulo inevitável na vida de qualquer mãe são os infindáveis dias de um filho doente. E olha que o caso é de coisa simples, uma gripe chata. O coração fica apertado, os nervos à flor da pele, as noites longas tentando acalamar a criaturinha e os dias muito pesados, pois o mundo não para porque seu filho adoeceu.

domingo, 17 de maio de 2009

Sabonete de perereca

Elevador cheio de vizinhos. Eu com a pequena no colo, meu mqrido, um adolescente e uma mãe com a filha de cinco anos que, no meio do silêncio diz em alto e bom tom: 
- Mamãe, a gente tem que comprar um sabonete de lavar a perereca.
A cara damãe foi impagável. Ficou roxa, coitada.
Para amenizar o constragimento, o maridão completou:
- É importante esse sabone.
- É mesmo - disse a mãe, aliviada por poder dizer algo.

terça-feira, 12 de maio de 2009

O lixo e você

O lixo que produzimos diz muito sobre nós. É possível saber muito de uma sociedade analisando o lixo que ela produz. No geral, de forma reducionista, quanto mais dinheiro, mais consumo e mais lixo. O lado que dói nessas estatísticas é ver o quanto uma região pobre, como o Vale do Jequitinhonha em Minas, quase não produz resíduos, simplesmente porque não sobra nada. Não tem resto de comida, embalagem de iogurte e muito menos computador velho. A educação ambiental se dá pela necessidade, pois se não se cuidar bem da natureza, nada sai dela. Por outro lado é difícil convencer uma sociedade que consome muito de que é preciso reduzir o descarte, que é vital aprender a reciclar, reutilizar, repensar o ritmo de vida pelo bem de todos.
Eu tenho vergonha do meu lixo.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

30 anos

Em 22 dias faço 30 anos e isso está mexendo demais comigo. Longe de eu me achar velha, mas é um marco da vida e sempre tive uma imagem do que seria de mim quando os 30 chegassem. É claro que não sou o que desenhei há 5, 10, 15, 20 anos: nem tão madura, nem tão bonita, nem tão rica, nem tão decidida, nem tão segura, mas com uma noção bem melhor de realidade. E isso não é uma reclamação. Permitir que a vida seja como ela é e perceber-se pequeno dentro tantas coisas tão maiores julgo ser o meu principal e mais bonito aprendizado. Nesses 30 anos eu fiz amigos que amo, construí uma carreira que me satisfaz, cultivo feliz um casamento em que acredito muito, e fiz uma filha que reinventou tudo aqui dentro. Nesses 30 anos vivi uma vida que ainda tem muito pela frente.

domingo, 10 de maio de 2009

Avalanche


Ser mãe é mais intenso que ser qualquer coisa na vida. Ser mãe é renascer, começar de novo, redefinir o mundo e mudar todas as prioridades. Mãe, uma palavra tão pequena em que cabem tantas coisas.


sábado, 9 de maio de 2009

Espécie em extinção

Essa semana tive o prazer de receber em sala de aula um dos grandes nomes do rádio mineiro, Eduardo Costa, que só de Itatiaia tem 31 anos. Usando jeans e uma blusa de moleton, bem diferente dos jornalistas da área de comunicação empresarial com quem convivo, ele deixou os alunos boquiabertos. Conhecedor profundo da população belorizontina, os políticos sabem que comprar briga com ele é um atalho para se perder as eleições. Ele já peitou Itamar Franco, e quase apanhou dele sob as luzes das câmeras e a cena foi parar no Jornal Nacional. No ano passado, questionou a candidatura do atual prefeito, até então um desconhecido de todos, mas apadrinhado por Aécio e Pimentel. Por fim, Eduardo acalmou, Márcio Lacerda venceu e este ano já foi três vezes ao Chamada Geral, programa do jornalista que tem mais de 100 mil ouvintes cativos. Com seu jeito estrategicamente esculachado, consegue ser a voz da população, percebe bem as demandas e, respeitosamente, desbanca o poder. Os alunos durante a palestra ficaram mudos, perplexos, apaixonados e com uma saudade do que não volta.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sem desculpa

A gravidez se foi há tempo, o parto foi há nove meses, a vida profissional voltou ao normal... mas continuo chorando ao ver comerciais e programas piegas... nessa semana pré dia das mães vivo de olho encharcado!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ocorrência

Agenda da pequena ontem:
"Hoje a berçarista conversou comigo dizendo-me para não chorar, escutá-la, estimulando-me a tolerar as esperas". Assinado pela coordenadora.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Pequena Iansã

Crianças pequenas costumam se dividir em dois grupos: as que batem e as que apanham. Confesso que por algum tempo fui das que apanhavam. Preocupada com a pequena, perguntei na escola como ela se comporta com as outras crianças.
- Ah, ela é ótima! Interage com todos, brinca, é carinhosa. Mas se alguém pega o brinquedo dela, vira uma onça!
Isso é o que chamo de evolução da espécie!

sábado, 2 de maio de 2009

Informação e dinheiro público

Essa história do plágio me parece um outro sério problema desses tempos atuais. Frequentemente meus alunos fazem um texto completamente baseado em outro e no início têm dificuldade de entender qual é o problema. Há ainda, claro, os picaretas que copiam tudo certos de que o Google é a solução para todos os problemas e todos os trabalhos da faculdade.
Uma vez uma aluna me entregou um texto meu - como era um release não estava assinado - e esbravejou: "se não fui eu quem fez o texto eu como o papel na sua frente". É que o texto não estava em nenhum site e sim foi disparado para o mailing do cliente. Mas era meu, a cópia estava comprovada e o zero era certo. 
Bom, mas voltando aos plágios desenfreados, acho que na verdade vivemos um tempo em que como a informação está tão disponível fica fácil achar que não é de ninguém. Assim como o dinheiro público, que parece não ser de ninguém.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Plágio cometido pela Veja

Não que me surpreenda, mas ainda me dói.

Segue matéria publicada hoje no portal Comunique-se.

----------

Veja copia partes de matéria do Wall Street Journal sem citar fonte

Da Redação

A reportagem de capa da edição de 22/04 da revista Veja traz uma matéria coordenada muito parecida com um artigo, publicado quase um mês antes, pelo jornal americano The Wall Street Journal (WSJ). Tanto a estrutura como trechos do texto são idênticos. Questionada pelo Comunique-se, a repórter Gabriela Carelli negou a ocorrência de plágio.

“A gente falou com os pesquisadores, a gente fez a nossa própria apuração. A notícia é a mesma, a pesquisa é a mesma. Podem ter ficado parecidas. Foram três meses fazendo a matéria, ouvi 50 mil fontes, o box foi fechado de última hora. Não houve a intenção de fazer mal a ninguém”, explica.

A matéria em questão foi publicada num box com o título de “Genes no combate ao crime”. Ela trata da utilização de traços genéticos na elucidação de crimes, mesmo tema do artigo “Descrevendo um ladrão: genes traçam aparência de suspeitos”, publicado pelo WSJ em 27/03.

As similaridades foram percebidas pelo leitor Edgar Zanella Alvarenga, que publicou num blog uma troca de e-mails com a Veja. Nas mensagens, a revista dá a mesma explicação que foi dada ao Comunique-se, de que as informações estão disponíveis no site da universidade.

Dentre os trechos “parecidos”, existe uma declaração que, no texto da Veja, aparentemente teria sido dada pela pesquisadora da Universidade da Pensilvânia Pamela Sankar.

“‘Há uma perigosa tendência a fazer correlações entre etnia, crime e predisposição genética’, alerta Pamela Sankar”, diz a matéria da Veja.

Fonte nega ter sido procurada
Questionada pelo Comunique-se, a pesquisadora negou ter sido procurada pela Veja. Ela afirma que as informações publicadas pela revista foram baseadas em entrevista dada a um repórter do WSJ. No jornal americano existe a seguinte passagem: “Algumas pessoas podem fazer correlações entre raça, crime e disposição genética”.

Além da não citação da fonte, a reportagem da Veja traz um erro. No jornal americano essa declaração foi atribuída ao pesquisador da Universidade de Tilburg, na Holanda, Bert-Jaap Koops.

A repórter da Veja reconhece não ter procurado a pesquisadora e, como justificativa, diz que tal procedimento é usual na revista.

“Fulano fala tal coisa, eu não tô dizendo que ele disse a mim. Quando fala pra gente, a gente coloca: disse à Veja. Às vezes a gente pode pegar, isso não é um plágio”, explica.

Apijor: "moralmente condenável"
Para o diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais (Apijor) Frederico Ghedini, a determinação do que é ou não plágio no jornalismo é subjetiva. Diferente de outras manifestações, como a música, onde a cópia é definida pelo número de compassos iguais em sequência, o texto jornalístico depende da intenção de quem copia.

“No texto não tem esse tamanho. Mas mesmo que você não classifique, dá para saber quando é feito com a intenção de enganar o leitor, de se fazer passar pelo que você não é. Agora, mesmo que não configure crime de direito autoral, é moralmente condenável utilizar qualquer citação sem informar a fonte”, explica.

Seguem algumas passagens parecidas das duas matérias (os textos do WSJ estão em inglês para evitar possíveis desvios de tradução):

WSJ: “In 2004, police caught a Louisiana serial killer who eyewitnesses had suggested was white, but whose crime-scene DNA suggested -- correctly -- that he was black”.

Veja: “Pelos relatos de testemunhas, ele seria branco. No entanto, as amostras de DNA coletadas pelos investigadores diziam – corretamente – que era negro”.

***

WSJ: “They have found six genes that seem to influence such traits. (…) Prof. Shriver hopes to create a modern-day version of the police artist sketch”.

Veja: “Os pesquisadores encontraram seis genes relacionados às feições que podem ajudar a elaborar os retratos falados de criminosos”.

***

WSJ: “In 2007, a DNA test based on 34 genetic biomarkers developed by Christopher Phillips, a forensic geneticist at the University of Santiago de Compostelo in Spain, indicated that one of the suspects associated with the Madrid bombings was of North African origin. His body was mostly destroyed in an explosion. Using other clues, police later confirmed he had been an Algerian, thereby validating the test results”.

Veja: “Há dois anos, a polícia espanhola usou a mesma tecnologia para encontrar o suspeito dos atentados terroristas que destruíram uma estação de trem em Madri, em 2004. O teste genético feito nas amostras de DNA indicou que um dos participantes seria natural do norte da África. Outras provas validaram o resultado: ele era argelino”.